Hotéis
Conveniada
Credenciada
Preferencial
Plus
Internacional
Filtros
{{city.page.totalItems}} hotéis encontrados
Filtros

Características do Hotel Características do Hotel

Tema / Tipo Tema / Tipo


Rede Parceira de Hotéis Rede Parceira de Hotéis


Experiências Experiências

Desculpe-nos!

Sua busca não retornou nenhum resultado!
Por favor, redefina os critérios da sua busca utilizando os filtros acima!

{{title}}
{{description}}
O que fazer?

Por que visitar Trancoso?

Trancoso está localizada no litoral sul da Bahia, a 70 km de Porto Seguro e 725 km de Salvador, na “Costa do Descobrimento”- região turística perfeita para a prática de ecoturismo e esportes de aventura, composta por praias com vegetação nativa, baías, recifes de corais, manguezais e rios navegáveis. Trancoso abriga praias perfeitas para aproveitar a natureza - fazer trilhas pela mata à beira-mar, caminhar pela areia contornada pela vegetação, cavalgar, andar de bike etc. Também é ideal para praticar esportes aquáticos como surf, windsurfe, kitesurf, Stand Up Paddle (SUP), Caiaque e Jet Ski.

Trancoso é conhecida pelo seu charme, seu jeito simples e ao mesmo tempo sofisticado de uma pequena vila de pescadores, com pouco mais de 11 mil habitantes. Já serviu de base para os jesuítas catequisarem os índios da região no século 16, foi eleita reduto de vida alternativa para hippies na década de 1970, até que, nos anos 90, atraiu viajantes internacionais em busca de equilíbrio e qualidade de vida. Hoje, Trancoso é destino queridinho de ricos e famosos que apreciam o jeito descolado de unir tudo de bom que a vida simples proporciona, sem abrir mão do conforto, das facilidades e da sofisticação da vida moderna. Tudo isso num cenário idílico, com áreas de Proteção Ambiental, com rios, lagos, mangues, falésias multicoloridas, coqueirais e um mar azul cor esmeralda, de águas mornas e cristalinas.

Aproveite todas as formas de conhecer Trancoso e a Costa do Descobrimento. A começar pelo acesso, partindo de Porto Seguro, pegando uma balsa para Arraial d´Ajuda e, de lá, a estrada Trancoso x Arraial d´Ajuda.

Quando ir?

O sul da Bahia apresenta chuvas bem distribuídas ao longo do ano, portanto sol e chuva em todas as estações, só que mais amenas mesmo no inverno nordestino, que vai de abril a julho. Entre abril e maio ocorrem as maiores chuvas. No verão, a temperatura média em Trancoso é de 26°C.

A Alta Temporada acontece especialmente de dezembro até o Carnaval e julho, além dos feriados; mas Trancoso e Arraial D’Ajuda, embora lotados, seguem com um ritmo mais tranquilo do que em Porto Seguro.

No verão, inclusive julho, todas as lojas de marcas do Quadrado ficam abertas. Também é o período que acontecem as festas nos clubes de praia.

Para quem adora a natureza e deseja curtir praias quase desertas deve viajar na Baixa Temporada.  

Eventos e Festas Regionais:

  • Março - Música em Trancoso, um festival de música clássica, bossa nova, jazz, world music, que acontece no Teatro L’Occitane, no Complexo Terravista, montado no topo de uma falésia.
  • 20 de janeiro - Festa de São Sebastião e
  • 03 de fevereiro – Festa de São Brás – ambas saem do Quadrado com destino à igreja, onde acontece a troca de mastro. As festas varam a noite e são embaladas por música, samba de couro e cantigas tradicionais.
  • 2 de fevereiro - Festa de Iemanjá – acontece a oferenda, a entrega de presentes no mar.
  • 24 de junho – Festa de São João. 

Gastronomia

Os frutos do mar são presença certa nos cardápios da região.

No Quadrado encontram-se opções de restaurantes de cozinha internacional de várias tendências, alguns instalados nas suas pousadas ou hotéis, como Capim Santo, El Gordo (experimente o badejo ao molho de cupuaçu), Jacaré do Brasil, Maritaca e outros, como a tradicional Silvana&Cia, que oferece desde casquinha de siri, camarão com crosta de tapioca, polvo e bolinho de carne com queijo coalho até peixe na folha de bananeira e lagosta.

Curiosidades

Á tarde, no Quadrado, é possível assistir partidas de futebol entre os nativos e também apresentações de capoeira.
Não há iluminação pública, por isso o Quadrado à noite ganha uma atmosfera charmosa, iluminado por lanternas e velas sobre as mesas ao livre nos bares e restaurantes da praça.
Trancoso nasceu como uma aldeia jesuíta chamada São João Batista dos índios, fundada em 1586.
Em 1759, a aldeia foi elevada à Vila Nova de Trancoso Bahia, que permaneceu com seu traçado inalterado até 1970, quando os hippies “invadiram” a aldeia em busca de uma vida alternativa, longe da vida urbana.
A Festa de Sebastião, em 20 de janeiro, atrai turistas que acompanham os locais na tarefa de carregar o enorme mastro com a bandeira do santo que substituirá o mastro do ano anterior.
Com cerimônia pé na areia, as praias de Trancoso e a igrejinha de São João Batista estão na lista dos endereços mais procurados pelos noivos no Brasil para realizar casamentos.

Atrações em Trancoso:

Trancoso
{{attraction.name}}

Confira mais contéudo sobre Trancoso em nosso blog

Dicas

{{tip.userName}}

{{tip.createdOn | date: 'dd/MM/yyyy'}}

{{image.name}}

{{tip.comment}}

Trancoso
{{attraction.name}}

Que tal descobrir novas experiências?

Faça parte do clube