Hotéis
Conveniada
Credenciada
Preferencial
Plus
Internacional
Filtros
{{city.page.totalItems}} hotéis encontrados
Filtros

Características do Hotel Características do Hotel

Tema / Tipo Tema / Tipo


Rede Parceira de Hotéis Rede Parceira de Hotéis


Experiências Experiências

Desculpe-nos!

Sua busca não retornou nenhum resultado!
Por favor, redefina os critérios da sua busca utilizando os filtros acima!

O que fazer?

Por que visitar São Luís?

São Luís, capital do Maranhão, está localizada na região Nordeste, à entrada da Baía de São Marcos, foz dos rios Anil e Bacanga, na Ilha Upaon-Açu (Ilha Grande). É uma das três capitais-ilhas do Brasil. São 32 quilômetros de um litoral de vento soprando, larga faixa de areia, mangues, dunas, vegetação rasteira, orlas urbanizadas, cenário perfeito para a prática de esportes náuticos como surfe, kitesurf, windsurf e voos de ultraleve.

É a única cidade brasileira fundada pelos franceses, em 1612, expulsos pelos portugueses em 1615. Entre 1641 e 1644 foi ocupada por holandeses até ser efetivamente colonizada pelos portugueses a partir do final do século 17, com a chegada de 200 casais dos Açores. O legado deixado pelos portugueses é a belíssima arquitetura de mais de 3.000 sobrados e casarões com fachadas de azulejos portugueses dos séculos 18 e 19, o maior conjunto da arquitetura civil portuguesa no Brasil. Um patrimônio tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Quando ir?

De julho a dezembro o tempo é quente e seco, com ventos muito bem vindos. As chuvas acontecem entre julho e dezembro e são constantes.

Eventos e Festas Regionais:

  • Junho e Julho - Festa do Bumba-Meu-Boi
    O tradicional Bumba-meu-boi é uma festa popular que mistura dança, música e teatro. O folguedo sai da periferia em direção ao centro de São Luís e é a grande atração turística da cidade nos meses de junho e julho. Em julho há apresentações dos principais grupos da capital no Convento d

Gastronomia

A cozinha maranhense tem fortes influências das culturas portuguesa, indígena e africana.

A base da sua culinária é o arroz e a farinha d’água ou de puba, servidos como acompanhamento de pratos com frutos do mar, torta de caranguejo ou de camarão (uma espécie de omelete), peixes e camarões fritos.

Não saia de São Luís sem experimentar o arroz de cuxá, um molho feito à base de uma folha nutritiva chamada vinagreira (trazida e cultivada pelos africanos), com gengibre, camarão seco, farinha de mandioca seca e pimenta de cheiro socados no pilão. 

De sobremesa, experimente doces de frutas da região, na forma cristalizada, em creme ou em calda, como bacuri, buriti, juçara (que é a cara do açaí) e cupuaçu.

O Guaraná Jesus é o refrigerante preferido dos maranhenses. A bebida é doce, cor de rosa, tem cheiro de tutti-frutti, toques de canela e de cravo.

Curiosidades

O refrigerante Guaraná Jesus foi desenvolvido em 1920 pelo farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes, quando tentava fabricar um xarope. Em 2001, a Coca-Cola comprou a fórmula do refrigerante e mantém a sua distribuição exclusiva no Maranhão.

Em qualquer praia de São Luís, antes de entrar no mar, verifique se a água está própria para o banho. E informe-se sobre as marés. É que a diferença de níveis é enorme entre as marés baixa e alta, chegando a 8 metros de altura. Então, evite ficar ilhado de repente.

Quem nasce em São Luís é ludovicense.

O nome São Luís à cidade foi dado pelos franceses em homenagem ao rei Luís XIII da França.

Atrações em São Luís

Pontos de Referência

  • Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Hugo da Cunha Machado, também conhecido como Aeroporto do Tirirical . Av. dos Libaneses, 3503 - Bairro Tirirical, São Luís. Distância: 13 quilômetros do centro e 18 quilômetros das praias.

Confira mais contéudo sobre São Luís em nosso blog

Dicas

{{tip.userName}}

{{tip.createdOn | date: 'dd/MM/yyyy'}}

{{image.name}}

{{tip.comment}}

Pontos de Referência

  • Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Hugo da Cunha Machado, também conhecido como Aeroporto do Tirirical . Av. dos Libaneses, 3503 - Bairro Tirirical, São Luís. Distância: 13 quilômetros do centro e 18 quilômetros das praias.

Que tal descobrir novas experiências?

Faça parte do clube