Hotéis
Conveniada
Credenciada
Preferencial
Plus
Internacional
Filtros
{{city.page.totalItems}} hotéis encontrados
Filtros

Características do Hotel Características do Hotel

Tema / Tipo Tema / Tipo


Rede Parceira de Hotéis Rede Parceira de Hotéis


Experiências Experiências

Desculpe-nos!

Sua busca não retornou nenhum resultado!
Por favor, redefina os critérios da sua busca utilizando os filtros acima!

{{title}}
{{description}}
O que fazer?

Por que visitar Nova Petrópolis?

...A ALEMANHA BRASILEIRA

 

Nova Petrópolis, localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, a 88 km de Porto Alegre, atrai centenas de milhares de visitantes. O município de colonização predominantemente alemã parece um pedacinho da Europa no Brasil e envolve o visitante em sua tradicional cultura por meio da arquitetura típica, festivais, passeios e farta culinária colonial.

A pequena cidade de Nova Petrópolis compõe um dos mais belos trajetos, a Região das Hortênsias, 50 km de estrada enfeitados por jardins de plátanos, araucárias e hortênsias, com graciosas lojinhas de artesanato, casinhas no estilo enxaimel (construções com paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos geralmente por pedras ou tijolos) e típicos vendedores de pinhão na beira da estrada, dando as boas vindas aos turistas que chegam até ela pela RS-235, vindos de Gramado e Canela.

Conhecida carinhosamente por Jardim da Serra Gaúcha, é um destino imperdível no sul do País e faz parte da Rota Romântica, caminho que percorre cerca de 185 km de São Leopoldo até São Francisco de Paula, passando por cidadezinhas rodeadas por rica natureza, que proporciona momentos de relaxamento ou aventura em seus morros e montanhas verdes. No inverno, Nova Petrópolis fica particularmente incrível.

Quando ir?

As primaveras e verões são quentes em Nova Petrópolis. Os meses mais quentes são os compreendidos entre novembro e fevereiro. A temperatura média nesta época é de 22°C.

No final de janeiro, as hortênsias florescem na região, época em que vinícolas iniciam a colheita das uvas.

Os invernos são frios na região, o que faz com que muito turistas visitem a cidade. O mês de mais frio é junho, com temperatura média 13.2 °C e média mínima de 8,.8 °C.

Em relação às chuvas, Maio é o mês em que menos chove nesta área da Serra Gaúcha. O registro de maior volume de chuvas ocorre em setembro, com registro de 181 mm neste mês.

Eventos e Festas Regionais:

  • 28 de fevereiro - Aniversário de Nova Petrópolis
  • Maio - Festimalha
  • Julho - Festival Internacional de Folclore
  • Setembro - Kerb Im Tanenwald
  • 20 de setembro - Revolução Farroupilha

Gastronomia

A gastronomia é quase obrigatória na programação de quem visita a cidade. Cafés e almoços coloniais são experiências culinária e cultural pelos sabores da cozinha alemã, italiana e gaúcha, em cenários que levam o visitante à Europa e o envolvem no autêntico clima germânico.

Os pratos típicos da cidade são: Sopa de Capeletti, Churrasco, Joelho de porco, Chucrute, Queijos, Embutidos, Cuca (pão doce recheado, típico da culinária alemã), Vinhos e espumantes

Bares e restaurantes concentram-se no Centro da cidade, em especial, na Rua Coberta e Avenida 15 de Novembro.

Conheça mais sobre a gastronomia de Nova Petrópolis em nosso BLOG:

Curiosidades

Na fundação de Nova Petrópolis já havia uma planta com o traçado das ruas, praça e prédios que seriam edificados no futuro, fato incomum na época em que cidades eram formadas a partir do livre agrupamento de casas.

Durante o período colonial, a cidade recebeu inúmeros imigrantes vindos não só da Alemanha, como também da Itália, Holanda, França e Bélgica, em sua maioria artesãos. Nesta nova fase, passaram a viver do trabalho nas lavouras, gerando uma situação estranha, pois a comunidade agrícola em Nova Petrópolis tinha raízes urbanas.

Em Nova Petrópolis, cerca de 70% da população fala o idioma Hunsrück, originário da Região da Renânia (hoje um Estado da Alemanha), das Montanhas do Hunsrück, de onde partiu a maioria dos imigrantes germânicos que se instalaram no Sul do Brasil.

Em 1902, sob a inspiração do Padre Theodor Amstad, foi criada a primeira Cooperativa de Crédito do Brasil e da América Latina: a Caixa Rural de Nova Petrópolis.

Nova Petrópolis é também o berço do Cooperativismo de Crédito da América do Sul.

Atrações em Nova Petrópolis:

Nova Petrópolis
{{attraction.name}}

Confira mais contéudo sobre Nova Petrópolis em nosso blog

Dicas

{{tip.userName}}

{{tip.createdOn | date: 'dd/MM/yyyy'}}

{{image.name}}

{{tip.comment}}

Nova Petrópolis
{{attraction.name}}

Que tal descobrir novas experiências?

Faça parte do clube