Hotéis
Conveniada
Credenciada
Preferencial
Plus
Internacional
Filtros
{{city.page.totalItems}} hotéis encontrados
Filtros

Características do Hotel Características do Hotel

Tema / Tipo Tema / Tipo


Rede Parceira de Hotéis Rede Parceira de Hotéis


Experiências Experiências

Desculpe-nos!

Sua busca não retornou nenhum resultado!
Por favor, redefina os critérios da sua busca utilizando os filtros acima!

{{title}}
{{description}}
O que fazer?

 ... o mar de Minas.


Capitólio está localizada no sul/sudoeste de Minas Gerais, a cerca de 280km de Belo Horizonte e aproximadamente 430km de São Paulo. Está inserido no Parque Nacional da Serra Canastra, portanto próximo à nascente do Rio São Francisco. Faz parte do Circuito Turístico Nascentes das Gerais, uma região que abrange grande parte do Lago de Furnas, o chamado “Mar de Minas”- originário da transposição do Rio Piumhi e seus 22 afluentes para a bacia do Rio São Francisco. Uma ação que deu origem a cenários fantásticos de cânions de mais de 20 metros de altura, lagos cor de esmeralda, cachoeiras e ilhas. 

Capitólio teve origem em 1893 com a chegada da família de Pedro Messias, atraída pela fertilidade das terras e a ausência de índios na  região. Juntamente com colonos, começou a cultivar o solo e adquirir mais terras, formando um pequeno povoado que recebeu o nome de Casa das Pedras; depois foi chamado Arraial dos Cabeças, porque ali se reuniam os principais fazendeiros da região, os “cabeças”. Com a chegada da numerosa e importante família de sobrenome “Franciscos”, passou a se chamar Arraial dos Franciscos e depois, com a construção da capela, Arraial de São Sebastião dos Franciscos, até que, em 1948, elevada à categoria de município, a cidade recebeu o nome de “Capitólio”, uma forma de remeter à origem da cidade, Arraial dos Cabeças, considerando a etimologia da palavra Capitólio (colina) que está relacionada com à palavra “cabeça”.  

Explorar e contemplar os cenários naturais de cachoeiras com sucessivas quedas, pontos de mergulho, mirantes e até uma praia artificial são as atrações desse destino que a cada ano ganha mais e mais visitantes.

> Como as atrações de natureza ficam todas fora da cidade, é recomendado usar carro para facilitar o deslocamento. Consulte a RDC Viagens, a agência preferencial do associado. Você também pode usar a flexibilidade do seu Plano de Férias, trocando diárias de hospedagens por diárias de carro.   

Quando ir?

A época de seca acontece entre maio e setembro e é ideal para curtir tudinho, até as noites que são mais frias.

O inverno mais forte acontece entre os meses de junho e julho, quando as águas das cachoeiras ficam bem geladas. No verão, entre janeiro e fevereiro, o cuidado maior é com as possíveis pancadas de chuvas, e as famosas trombas d'água.

Eventos e Festas Regionais:

  • Semana Santa – Folia Sertaneja na Prainha de Capitólio
  • Carnapitólio: Carnaval na  Praia Artificial de Capitólio 
  • Outubro - Festival Gastronômico e Cultural Sabores do Peixe
  • Festa de São Sebastião – 17 a 20 de janeiro
  • Festa do Lar São Vicente de Paulo: entre última semana de maio e 1ª. de junho

Gastronomia

A culinária típica de Capitólio é à base de peixes, como tilápia e traíra, que chegam a ser preparados até como churrasco.

Prove as especialidades, tilápia grelhada e traíra recheada com queijo.

Pratos da tradicional comida mineira também são encontrados nos diversos restaurantes. Tutu à mineira, torresmo, frango com quiabo, frango caipira,entre outros; assim como as famosas bebidas artesanais da região.

Curiosidades

Segundo documentos de Monsenhor Mário da Silveira, primeiro vigário de Capitólio, o atual nome da cidade foi uma sugestão de Abel de Moraes Bello, filho do influente Cel. Lourenço Bello, “como uma forma modernizada de relembrar as grandezas de Roma e eternizar os “Cabeças”, que, ao que se conta, são os antigos “Franciscos” - os principais lideres fazendeiros, os “cabeças” do lugar, como também, ao que diziam, eram homens de cabeças muito grandes.

Capitólio também é chamada “Cidade Rainha dos Lagos”, por causa do Lago de Furnas, com 1.406,26 km² e 3.500 km de perímetro, um dos maiores do mundo, cerca de quatro vezes maior do que a Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

O Lago de Furnas abrange 34 municípios mineiros.

A Hidrelétrica de Furnas foi a primeira hidrelétrica instalada no Rio Grande, construída para gerar 1.200.000 quilowatts e evitar o colapso energético previsto para a década de 60.

O Balneário Escarpas do Lago comporta a maior marina fluvial da América Latina. Possui clube, restaurante, marina e um condomínio de luxo com mais de 800 residências de alto padrão e mais de quatrocentos associados filiados ao Clube. Foi Idealizado pelo empreendedor Marcos Valle Mendes, e as primeiras casas foram construídas em 1978, iniciando assim o turismo em Capitólio.

Atrações em Capitólio

Capitólio
{{attraction.name}}

Que tal descobrir novas experiências?

Dicas

{{tip.userName}}

{{tip.createdOn | date: 'dd/MM/yyyy'}}

{{image.name}}

{{tip.comment}}

Capitólio
{{attraction.name}}

Que tal descobrir novas experiências?