Hotéis
Conveniada
Credenciada
Preferencial
Plus
Internacional
Filtros
{{city.page.totalItems}} hotéis encontrados
Filtros

Características do Hotel Características do Hotel

Tema / Tipo Tema / Tipo


Rede Parceira de Hotéis Rede Parceira de Hotéis


Experiências Experiências

Desculpe-nos!

Sua busca não retornou nenhum resultado!
Por favor, redefina os critérios da sua busca utilizando os filtros acima!

{{title}}
{{description}}
O que fazer?

Por que visitar Bento Gonçalves?

Localizado na Serra Gaúcha, a 122 km de Porto Alegre, a capital brasileira da uva e do vinho é um encantador destino agraciado por belíssimas paisagens e um povo hospitaleiro. Bento Gonçalves inspira cultura e exibe fortes traços da herança dos imigrantes italianos, bravos protagonistas da história da cidade, hoje muito próspera.

 

Os primeiros anos da imigração foram de muito esforço, trabalho e perseverança. As terras férteis levariam um tempo para produzir alimentos suficientes para suprir a necessidade da população, que tinha o consumo limitado a produtos de caça, pesca e frutos silvestres, enquanto aguardavam suas plantações gerarem os primeiros frutos. Nos anos em que passaram a prosperar, excedentes agrícolas e a criação de animais fizeram surgir o comércio e o escambo, sistema de troca de produtos por produtos e a Colônia Dona Isabel, como sede de pequeno comércio, era parada de descanso e reabastecimento de tropeiros. A colônia Dona Isabel ganhou independência da colônia de São João de Montenegro, em 1890, batizada com o nome de Bento Gonçalves em homenagem ao chefe da Revolução Farroupilha (1835 a 1845) e então Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Nas montanhas e vales cobertos por videiras, são produzidos ricos vinhos e espumantes, levados à mesa das tradicionais cantinas italianas espalhadas pelo Vale dos Vinhedos. Nesta região, da qual fazem parte as vizinhas Garibaldi e Monte Belo do Sul, o visitante encontra uma gastronomia farta, ecoturismo de aventura, passeios culturais para a família toda e muito romance.

 

Quando ir?

O clima em Bento é tipicamente europeu, com temperaturas muito baixas chegando a números negativos no inverno e altas no verão.

No verão, a temperatura média fica em torno dos 22ºC, com marcações de 28ºC em Janeiro. No inverno, as temperaturas ficam em tornos dos 13ºC, com mínimas, em junho/julho, de 8ºC. Esporadicamente as temperaturas ficam tão baixas que neva na cidade. 

Maio é o mês que menos chove e setembro o mês de mais incidência de chuvas.

O período de Alta Temporada em Bento Gonçalves vai de maio a agosto, meses de outono e inverno, quando os termômetros registram as menores temperaturas e milhares de turistas vão à cidade curtir o friozinho.

Festas e Eventos Regionais:

  • De maio a agosto, meses de outono e inverno, quando os termômetros registram as menores temperaturas, milhares de turistas vão à cidade curtir o friozinho.
  • Janeiro/fevereiro dos anos ímpares - Fenavinho Brasil (Festa Nacional do Vinho)
  • Janeiro/marçodos anos pares - Festa da Colheita
  • Junho - ExpoBento
  • 13 de junho - Santo Antônio, Padroeiro de Bento Gonçalves
  • 20 de setembro - Revolução Farroupilha
  • 11 de outubro - Aniversário de Bento Gonçalves
  • Outubro - FIMMA Brasil, em março dos anos ímpares e Bento em Dança

Gastronomia

Para os viajantes que apreciam a arte de comer bem, Bento Gonçalves é um destino que proporciona experiências gastronômicas memoráveis, com fortes marcas da imigração italiana na região. Lá o turista encontra também o churrasco gaúcho e o tradicional café colonial.

Os pratos típicos da cidade são: Sopa de Capeletti, Churrasco, Fondue, Queijos e Embutidos, Sagu de vinho com creme, Cuca, Chocolate quente, Vinhos e espumantes.

A região é repleta de restaurantes, que estão por todos os lados, principalmente ao longo dos 12 quilômetros do Caminho de Pedra.

Conheça mais sobre a gastronomia de Bento Gonçalves em nosso BLOG:

Curiosidades

O Vale dos Vinhedos integra oficialmente o Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do RS desde 29 de junho de 2012, pela Lei 44/2012).

Em 1979, nevou em Bento Gonçalves durante uma partida de futebol entre o Esportivo o Grêmio de Porto Alegre, que ficou conhecida como o Jogo da Neve. Esporadicamente ocorrem quedas de neve em Bento Gonçalves.

No Brasil, a Peterlongo foi a primeira vinícola a elaborar espumantes seguindo as mesmas características dos produtos da França e atualmente é a única no país que pode utilizar a nomenclatura "champagne" em seus produtos.

Antigamente, nas primeiras fileiras dos vinhedos eram plantadas roseiras, que anunciavam a presença das predadoras formigas, que antes de atacar os vinhedos alimentavam-se das roseiras.

Na Casa da Ovelha cada fêmea pode produzir até 4,5 litros de leite por dia.

Casa de Pedra da Cantina Strapazzon foi cenário para trechos do filme brasileiro “O Quatrilho.

Os imigrantes italianos construíam suas casas com pedras, matéria-prima abundante e gratuita para construir seus lares, por estar localizada sobre um derrame de basalto.

Atrações em Bento Gonçalves:

Bento Gonçalves
{{attraction.name}}

Confira mais contéudo sobre Bento Gonçalves em nosso blog

Que tal descobrir novas experiências?

Dicas

{{tip.userName}}

{{tip.createdOn | date: 'dd/MM/yyyy'}}

{{image.name}}

{{tip.comment}}

Bento Gonçalves
{{attraction.name}}

Que tal descobrir novas experiências?

Faça parte do clube