Hotéis
Conveniada
Credenciada
Preferencial
Plus
Internacional
Filtros
{{city.page.totalItems}} hotéis encontrados
Filtros

Características do Hotel Características do Hotel

Tema / Tipo Tema / Tipo


Rede Parceira de Hotéis Rede Parceira de Hotéis


Experiências Experiências

Desculpe-nos!

Sua busca não retornou nenhum resultado!
Por favor, redefina os critérios da sua busca utilizando os filtros acima!

{{title}}
{{description}}
O que fazer?

Por que visitar Arraial d'Ajuda?

...diversidade e respeito à natureza na esquina do mundo.

 

O mundo se encontra em Arraial d’Ajuda. O vilarejo de pescadores está localizado na Costa do Descobrimento, no litoral sul da Bahia. Está geograficamente separado de Porto Seguro pelo rio Buranhém. Um passeio de balsa de 10 minutos liga a cidade ao vilarejo e suas praias. Também é possível chegar à Arraial por estrada de asfalto (60 km) partindo de Porto Seguro em direção à Trancoso.

O charme de Arraial d’Ajuda está na mistura de raças, na união de pessoas vindas de vários continentes na década de 1970, com o movimento hippie, atraídos pela natureza e pelo estilo de vida simples. Muitos permaneceram no vilarejo que evoluiu para um vilarejo elegante e cosmopolita, mantendo a simplicidade e respeitando a natureza. A diversidade da vila de pescadores pode ser conferida nas lojas, nos restaurantes, nos bares, nas praias, em todo lugar. Produtos indianos, comidas tailandesas, bares com típica culinária baiana.

Arraial d’Ajuda concentra suas atrações em dois pontos principais: a Estrada da Balsa e a Rua do Mucugê. Quem vem de Porto Seguro direto para as praias, segue a Estrada da Balsa. Na Rua Mucugê e arredores, circule a pé. Para quem se hospeda nas estradas do Alto Mucugê ou da Pitinga, o mais indicado é alugar um carro ou ir com carro próprio para se deslocar entre as praias.

Quando ir?

O Sol está presente o ano inteiro, especialmente entre novembro e março. Em julho o movimento é bastante alto, por causa das férias escolares.Nos meses de  maio a junho o movimento é mais tranquilo.

 

Eventos e Festas Regionais:

  • 06/1 - Folia de Reis
  • 20/1 - Festa de São Sebastião
  • 02/2 - Festa de Iemanjá , oferendas na praia e danças rituais
  • 03/2 - Festa de São Brás
  • Festa de São Benedito: oitavo dia após a sexta-feira santa , em homenagem ao povo negro
  • 06 a 15/8 - Festa de Nossa Senhora d’Ajuda

Gastronomia

Como toda comida baiana, peixe e camarão são a base da culinária que pode ser provada nas praias e nos restaurantes do vilarejo. Por ser cosmopolita, a vila, especialmente na rua Mucugê, oferece uma variedade de restaurantes de várias culinárias. Pelas ruas, ambulantes oferecem de queijo coalho a empadas, cocadas e até brigadeiro.

Na praia do Mucugê, prove o peixe na telha na barraca La PlageNa praia do Pescador, não deixe de provar o crocante peixe vermelho frito e o arroz de polvo na Barraca do NelNa Pitinga, a barraca Maré oferece um bom peixinho empanado.

Se quiser dar folga na alimentação a base de peixes, o restaurante Manguti, na rua Mucugê, oferece de massas a frutos do mar. Pertinho da Igreja d’Ajuda, o restaurante São João faz um bom bobó de camarão.

Sorvete italiano delicioso e de consistência perfeita é na Sorveteria Coelhinho, do chef sorveteiro Bruno Maremmani, há vinte e cinco anos no Brasil. Prove o sorvete de chocolate com laranja.

Curiosidades

Em 1549, ano do início da construção da ermida de Nossa Senhora da Ajuda pelos jesuítas, também foi descoberta uma fonte de água considerada milagrosa, bem no meio do caminho para o outeiro, na encosta do platô da igreja, o que atraiu romeiros que associaram a descoberta à construção da igreja e milagre da santa.

O nome Arraial d’Ajuda, segundo algumas versões, deve-se à atuação do vilarejo que prestava auxílio aos moradores do povoado vizinho, Santo Amaro, contra o ataque dos índios.

Outra versão é que o vilarejo foi batizado com esse nome em homenagem à Tomé de Sousa e aos primeiros jesuítas que chegaram, em 1549, com três naus: Conceição, Salvador e Ajuda - que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas. Uma tradição cristã.

Atrações em Arraial d'Ajuda:

Arraial d’Ajuda
{{attraction.name}}

Confira mais contéudo sobre Arraial d’Ajuda em nosso blog

Dicas

{{tip.userName}}

{{tip.createdOn | date: 'dd/MM/yyyy'}}

{{image.name}}

{{tip.comment}}

Arraial d’Ajuda
{{attraction.name}}

Que tal descobrir novas experiências?